Depois de 11 anos em desenvolvimento e sete anos de seu anúncio, Skull and Bones da Ubisoft Singapore finalmente chegou às mãos dos jogadores, com a promessa de ser um grande sucessor de Assassin’s Creed IV: Black Flag.
Será mesmo que Skull and Bones consegue suprir as expectativas dos jogadores e trazer uma exímia experiência de piratas, ou acaba indo na contramão de tudo isso?
Confira logo abaixo o nosso review do jogo, que só foi possível graças a uma chave de review enviada pela Ubisoft Brasil.
Skull and Bones navega em uma rasa história
Colocando os jogadores a partir da Costa Africana às exuberantes ilhas tropicais das Índias Orientais, Skull and Bones não possuem uma das melhores premissas para um jogo de piratas.
Após perder sua embarcação, você recomeça sua história tendo como objetivo derrubar os piratas que estão no poder, e competir entre si para governar como o pirata mais temido.
Para isso, você precisa aumentar sua Infâmia, conseguir recursos para construir navios melhores, concluir contratos com vendedores, facções e chefes locais e construir seu próprio império de contrabando.
Tudo isso arriscando sua pilhagem em batalhas navais intensas, ondas perigosas, clima imprevisível, caçadores de piratas impiedosos e animais letais.
Uma experiência digna de Batalha Naval
De início, Skull and Bones apresenta aos jogadores coisas bem interessantes. Você é jogado em um frenético trecho de gameplay e uma tensa parte narrativa.
Logo após, ele te coloca nos seus primeiros objetivos, mostrando inclusive um pouco da exploração fora da embarcação. Entretanto, quando o mundo se abre, as coisas começam a desandar um pouco.
Ao contrário do que muitos esperavam, inclusive eu, Skull and Bones acaba deixando de ser um jogo de pirataria, e focando na batalha naval. Você recebe inúmeros contratos, fazendo com que tenha que navegar para lá e para cá destruindo alguns navios e pegando recursos.
A navegação é sem profundidade
Diferente de Sea of Thieves, onde navegar é sempre um grande desafio, já que você precisa cuidar das velas, do seu navio encher de água e com os perigos ao seu redor, a navegação em Skull and Bones é completamente sem profundidade.
Tudo o que você precisa fazer é traçar a sua rota, colocar velocidade máxima e ir em linha reta, desviando quando necessário.
Na maior parte do tempo, você também não será atacado, a não ser que o faça. Destacando novamente a estrutura das missões, em que você irá do ponto A ao B, coletar alguns recursos em instantes e retornar. Ou seja, tudo é monótono.
A exploração e busca por recursos é de dar dó
Tudo o que sempre quis fazer em um jogo de piratas era ir atrás dos recursos para melhorar o meu navio, atirar nos inimigos e principalmente buscar por tesouros. Nada disso é divertido em Skull and Bones.
A coleta de recursos é feito por um minigame, sem sequer sair do navio. Você só precisa criar o material exato antes, como uma picarata. Logo após pressione o botão no tempo correto e voilà, você coletou o recurso.
Mas e a caça de tesouros? Bem, você irá receber um mapa no estilo do Sea of Thieves. Mas, chegando próximo ao local, um forte brilho aparecerá no chão indicando que ali está o baú. Sem graça, não?
Jogar Skull and Bones cooperativamente é definitivamente alguma coisa
Enquanto Sea of Thieves possui uma das mais incríveis e necessárias experiências positivas, não é exatamente o mesmo com Skull and Bones.
Diferente do que muito se pensava, Skull and Bones irá colocar cada jogador em seu próprio navio. E, fará com que a experiência seja ainda mais monótona.
Você apenas estará com seu amigo indo de ponto A ao B para completar os objetivos, e em alguns momentos destruindo alguns navios inimigos.
Vale ressaltar que ao jogar com um amigo e interagir com uma missão principal ele ficou do lado de fora esperando eu assistir a cutscene, ao invés do jogo também exibir para ele. Não sabemos se foi um bug ou proposital, mas quebrou completamente a imersão.
Vale a pena jogar Skull and Bones?
Não achei o jogo de todo ruim. Skull and Bones pode oferecer uma experiência legal de batalha naval, principalmente com o fato de que você precisa ir melhorando seu navio em busca de novos desafios.
A personalização do navio é bem interessante, tal quanto a criação dos equipamentos. Além disso, a Ubisoft já traçou um roadmap bem interessante para o jogo. Mas, é claro que o valor sugerido para o jogo não faz sentido algum. E, nem é comparável com outros jogos do gênero no mercado.
Eu esperava pouco do jogo, mas acredito que ele não chegou nem na minha expectativa. Com a possibilidade de jogar através do Ubisoft+ no PC e Xbox (futuramente também no PlayStation), talvez seja uma boa você realizar um teste. Afinal, quem é fã de jogos de grind, talvez goste de Skull and Bones.
Skull and Bones já está disponível para PC, PS5 e Xbox Series.
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