Star Trucker é extremamente original mas longe da perfeição – Review

Depois de anos jogando jogos como Euro Truck Simulator e American Truck Simulator com meus amigos eu nunca imaginei que sequer veria um novo jogo no gênero que trouxesse algo diferente, mas a Monster and Monster surpreendeu com Star Trucker.

Até onde sabemos, a Monster and Monster anteriormente só atuava como estúdio de apoio e desenvolvendo jogos para mobile, sendo então Star Trucker o primeiro jogo de grande escopo do estúdio.

Confira logo abaixo o nosso review de Star Trucker e onde o jogo acerta, e onde o mesmo peca.

Uma premissa diferente mas bem próximo do que já conhecemos

A ideia não é nada diferente do que já vimos em ETS2 e ATS. Você deve entrar no seu caminhão, pegar cargas e fazer as entregas, tudo isso em meio às longas viagens onde você deve estar sempre atento ao seu combustível e claro, aos danos do veículos.

A grande inovação é que tudo isso é no espaço, com um caminhão à jato e com uma abordagem diferente, lembrando bastante o que seria um jogo com recursos de RPG, além de algumas opções de diálogos que podem ser escutadas e respondidas pelo seu rádio PX.

Captura por @otaldomarcosh

Star Trucker tem um sistema de gerenciamento um pouco mais complexo

Os simuladores sempre possuem algum tipo de gerenciamento, mas Star Trucker certamente é o que possui mais complexidade nesse quesito, e uma curva de aprendizado maior.

Aqui você precisa checar sempre se os sistemas principais estão ligados, como o compensador de gravidade, o carregador do seu traje espacial e mais. Além disso, cuide com o casco do seu caminhão, pois se ele sofrer danos pode haver vazamento de oxigênio.

Caso isso ocorra, você irá desmaiar após um certo tempo. Ou, então, você deve pegar o seu traje e sair do caminhão para consertá-lo. Garantir uma reserva de combustível e os níveis de energia de cada módulo também importante, para você poder realizar os hiper saltos entre cidades distantes do mapa galáctico.

Captura por @otaldomarcosh

Um estúdio pequeno mas com muita ambição

Star Trucker possui muita ambição em tudo o que tenta – e na maior parte consegue – fazer, e isso fica ainda mais claro quando você entende que a Monster and Monster é um estúdio de apenas duas pessoas.

São dois desenvolvedores apaixonados por ficção científica que conseguiu construir um universo incrível, tanto no visual como na variedade de mecânicas presentes no jogo.

Claro que, isso acaba ficando nítido quando vamos ressaltar os problemas do jogo. Em pouquíssimas horas você começa a achar as coisas um pouco repetitivas demais, principalmente quando se trata dos diálogos do jogo.

Afinal, porque você precisa ir do ponto A ao ponto B, e do B ao C para conversar com outros NPCs, sendo que você não os encontra pessoalmente, e sempre só conversa por rádios?

Ou pior, a cada viagem que você vai fazer, você deve dar um hiper salto. Claro que isso é uma forma de dizer que tudo fica muito longe, mas o mapa do jogo é bem pequeno quando comparado aos outros do gênero. Acredito que poderiam ter menos lugares, mas com eles sendo bem maiores.

Captura por @otaldomarcosh

Vale a pena jogar Star Trucker?

Star Trucker é uma experiência inovadora e que oferece uma repaginação no gênero de entrega de cargas, principalmente em um momento onde não temos novos grandes jogos no gênero.

Não é um jogo perfeito, tendo inclusive muitos defeitos, sendo o maior deles a repetitividade. Entretanto, é um jogo que brilha os olhos já no primeiro hiper salto e nos momentos em que você precisa gerenciar seu caminhão.

Pilotar o caminhão no espaço também é uma experiência completamente diferente, principalmente quando você chega na parte mais difícil: estacioná-lo.

É um jogo que qualquer fã de ETS2 irá amar, mas não ache que você irá ficar muitas e muitas horas preso nesse universo, ao menos não agora, pouco tempo após seu lançamento.

Star Trucker está disponível para PC e Xbox Series.

Veja mais:

Aliás, não deixe de seguir o nosso perfil oficial no Bluesky, no Instagram e no Threads.

Fundador do Save State / Editor-Chefe da Nerds da Galáxia / Redator do Critical Hits e Trecobox. Cursando Bacharelado em Jornalismo. Amante do Mundo Aberto, Assassin's Creed, FIFA e mais,
Sair da versão mobile